Ao iniciar os questionamentos sobre o que significa mendigo, pode-se enumerar uma lista muito grande de conceitos que caracterizam este termo, tais como: simplesmente pedinte ou aquele que anda pelas ruas, sujos, com roupas rasgadas, e dormindo nas marquises das lojas sofisticadas, ou aquele que sai de porta em porta pedindo um pedaço de pão para saciar sua fome e de seus filhos e esposa.
Mas, porque surge o mendigo? Será a preguiça como diz o bem empregado? Será a fuga do campo ou o fato do indivíduo não conseguir colocação em um emprego digno, mesmo qualificado? Será a distribuição de renda, que exclui do mercado de trabalho aqueles de idade avançada? O que deixa a sociedade apavorada é a constante insegurança que as famílias enfrentam nos dias de hoje. Enquanto existir todo tipo de inferioridade na humanidade, os problemas sociais vão sempre estar presentes. Com isso, justificam-se os desajustes econômicos, as contendas políticas e os pequenos conflitos sociais.
Nota-se ainda um retrato da exploração infantil, que leva a uma marginalização da criança. Com o respaldo de aliciadores, esses menores são levados a cometer delitos, além de abandonar a escola. Um problema que passa ao olhos de todos no trânsito de SP.
Segundo Durkheim, a generalidade de um fato social, isto é, sua unanimidade, é garantia de normalidade na medida em que representa o consenso social, a vontade coletiva, ou o acordo de um grupo a respeito de determinada questão. A exploração infantil não é patológica aos olhos da sociedade.
Texto: Aline Olimpio
Nenhum comentário:
Postar um comentário